
Organização Internacional do Trabalho -Erradicação do Trabalho Infantil na África


DIRETORES



O trabalho infantil foi há muito tempo reconhecido como uma violação dos direitos da criança, dos direitos fundamentais do trabalho e dos direitos humanos, bem como uma barreira concreta ao desenvolvimento nacional. Nas últimas décadas, a comunidade internacional estabeleceu normas importantes sobre a forma de o definir e de priorizar a sua eliminação.
O continente africano sofre, atualmente, com esse grave problema, tal que há crianças sendo exploradas em ambientes desumanos e perigosos de trabalho infantil, como a escravatura, a prostituição e o tráfico de drogas. Nesse ambiente, as mesmas trabalham em condições insalubres, expostas a produtos químicos, em alturas perigosas, debaixo de terra ou da água e sujeitas a maus-tratos, abusos sexuais e psicológicos.
Hoje, 65,1 milhões de crianças na África Subsaariana estão em tais condições, cerca de 1 a cada 4 crianças. A pouca escolarização das crianças no continente em que 1 em cada 3 não frequenta a escola primária, o mais elevado índice de prevalência VIH/sida do mundo, bem com o aumento de conflitos nos quais crianças são alistadas, tornam as crianças subsaariana mais vulneráveis ao trabalho e a exploração do que outras em outros lugares do mundo.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) deverá discorrer, dessa forma, sobre os problemas do trabalho infantil presentes na África. Cabe aos delegadxs discutirem esse assunto em um amplo debate diplomático, tangenciando as questões desumanas presentes no continente que infringem os direitos humanos das crianças.
Representações:
1. Canadá
2. Confederação Suíça
3. Costa do Marfim
4. Estados Unidos da América
5. Federação Russa
6. Japão
7. Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
8. República Árabe do Egito
9. República Argentina
10. República da África do Sul
11. República da Índia
12. República da Serra Leoa
13. República de Angola
14. República Democrática do Congo
15. República de Moçambique
16. República do Senegal
17. República do Sudão
18. República Federal da Alemanha
19. República Federal da Nigéria
20. República Federal da Somália
21. República Federativa do Brasil
22. República Francesa
23. República Italiana
24. República Popular da China
25. Zimbábue